Escolhendo Habilidades, Suportes e Cenários


As habilidades, os suportes e os cenários são cartas complementares em um draft. A principal função deles vai ser complementar as fraquezas dos seus personagens, mas isso deve ser feito de uma forma que as habilidades possam ser carregadas por personagens que possam se beneficiar bem delas na maioria das vezes.

Vou dividir essa explicação em dois itens: o primeiro tratando de quantidades de habilidades de cada poder que você deve colocar no deck e a segunda com algumas dicas de como escolher habilidades que funcionam melhor com cada personagem– além de como usar suportes e cenários para complementar seu deck.

Item 1 – Quantidades de habilidades no deck O método que recomendo para iniciantes usarem para manter a estabilidade do deck é bem simples: ele se baseia apenas nas quantidades de cards de habilidade de cada poder e na quantidade de personagens com aquele poder. Com o tempo você aprende outras formas mais complexas de manter o equilíbrio no deck e consegue fazer isso de forma mais automática, mas por enquanto siga essa regra.Para cada poder, o número máximo de cards de habilidades que um deck deve usar daquele poder é o número de personagens com aquele poder menos dois. Veja a tabela abaixo.

Por exemplo, vamos supor que você queira colocar seis personagens com Super Força no deck, e queira colocar cinco cards de habilidade de Super Força. Nesse caso, devo escolher se compensa mais aumentar o número de personagens com Super Força no deck (aumentando para sete) ou remover cards de habilidade de Super Força do deck (diminuindo para quatro). Fazendo isso, a chance das habilidades de Super Força virem na sua mão e/ou recursos e não serem aproveitadas por nenhum personagem diminui.

Obs.: Cards que possam fazer seus personagens ganhar algum poder contam cada um como um personagem a mais nessa conta, ao invés de contarem como habilidades. Por exemplo, Bastão (BSPO) e Shurikens (BSIC) contam como personagens com Agilidade e Lâminas, mas não contam como habilidades de Agilidade e Lâminas no momento de fazer esta contagem.

Item 2 – Escolhendo cards mais úteis para o deck

Existem situações onde é difícil escolher qual entre duas habilidades é a mais adequada para o seu deck. Para esses casos apresentarei três critérios que podem ajudar nessa decisão – sendo que, em quanto mais critérios a carta se encaixar, melhor ela cumprirá a função de complementar seu deck.

1º Critério: Tipo da ação

Normalmente, a maioria dos seus personagens terá ações normais num draft. Se for esse o caso, use as habilidades para dar ações de antecipação e imprevistas para que esses personagens possam fazer ações em mais momentos. Caso seu deck seja uma exceção e tenha personagens com uma quantidade maior de ações de antecipação e imprevistas, pegue habilidades com ações normais, que geralmente têm efeitos maiores pelo mesmo custo.

Por exemplo, no caso de Poder Cósmico: se seu deck contar com mais cópias de personagens como Batedor Nova e Espectro Vermelho, é melhor pegar Estrela Cadente. Se contar com mais cópias de personagens como Blecaute e Vampira, é mais vantajoso pegar Calor Estelar.

2º Critério – Custo de incapacitação da ação

Durante os jogos é comum faltarem capacitações para os personagens, o que impede que os personagens que têm as ações de custo de capacitação 2 (que normalmente são mais poderosas) usem elas em todos os turnos. Para não ficar um turno sem fazer ações com personagens com ação própria de custo de incapacitação 2, é necessário carregar alguma habilidade que tenha custo de capacitação menor no personagem, permitindo a ele fazer ações todo turno. Além disso, colocar habilidades de ações de custo mais alto nos personagens que possuam ações de custo mais baixo pode tornar aquele personagem uma ameaça maior para seu oponente.

Por exemplo, no caso de elasticidade, se seu deck contar com mais cópias de cards de personagens como Homem Hídrico e Toxina (apesar da ação não ter custo de capacitação 2, geralmente ela pode ser usada duas vezes no mesmo turno), é melhor pegar Excentricidade. Se contar com mais cópias de cards de personagens como Armador e Hulkling, é mais importante pegar Prensa Pênsil.

3º Critério – Função da ação (e dos Cenários e Suportes)

A maioria dos efeitos de Battle Scenes podem ser divididos nessas três funções principais:

Efeitos de Ataque/Suporte – Efeitos que causam dano ou descarregam cartas de personagens/suportes em uma boa quantidade, aumentam o dano causado por algum personagem, capacitam um personagem, permutam cartas entre seus personagens ou habilitam algum personagem a causar mais dano de alguma outra forma.

Efeitos de Defesa – Efeitos que incapacitam, carregam cards nos seus personagens, reduzem dano que os seus personagens recebem, impedem personagens do oponente de usar alguma ação ou retiram habilidades pontuais (através de dano penetrante, permutação de cards ou descarregando cards).

Efeitos de Vantagem de Cartas – Efeitos que fazem você comprar cartas, buscar cartas no seu deck e colocar na mão, colocar cartas do seu deck nos seus recursos. Ou efeitos que fazem o oponente descartar cartas da mão ou colocam cartas dos recursos do oponente no deck dele.

É importante que seu deck tenha uma variedade dessas funções nos seus cards, o recomendado é que seu deck tenha muitos efeitos de ataque e pelo menos alguns efeitos das outras funções. Não é necessário ter muitas ações de defesa e vantagem de cartas, mas é recomendado ter alguns de cada função, senão poderá deixá-lo vulnerável em algum ponto que seu oponente poderá se aproveitar. Além disso, ter cards de cada uma delas permite que seu deck se comporte de formas diferentes, ficando mais fácil você se adaptar ao jogo de acordo com a necessidade.

Para fazer isso no caso das habilidades, sempre pense nos personagens que você já pegou. Adquira habilidades que sirvam para o maior número possível dos seus personagens ganherem uma função nova se estiverem carregados com aquele card.

Por exemplo, para personagens que tiverem efeitos de vantagem de carta, tente pegar cartas que façam uma das outras funções e vice-versa. Em personagens como Barão Zemo ou Barão Strucker, Violência complementará melhor que Competência. Mas em personagens como Visão e Alkhema, habilidades como Competência geralmente serão mais úteis que habilidades como Potência.

Funções dos Suportes e Cenários

Os suportes e cenários devem ser avaliados apenas de acordo com sua função. Por exemplo, se você quiser melhorar a parte defensiva do seu deck, pode pegar cards como Parede Holográfica e Resistência Extrema (dependendo dos personagens que pegou no draft). Ou, se quiser aumentar sua quantidade de dano na Fase de Preparação, pode pegar cards como Explosivo Escondido.

Uma dica final sobre cenários que considero bem importante, independente do deck que montar: não menospreze os cenários que compram um card quando entram em cena, mesmo que o outro efeito dele não te ajude diretamente. Pode parecer pouco comprar um card, mas se colocar no deck entre 10 e 15 cenários que fazem esse efeito, você poderá fazer um deles por turno, e assim comprará alguns cards a mais que seu oponente. Isso vai acelerar a construção dos seus recursos, permitindo a você colocar mais personagens em cena e aumentando a chance de você comprar os cards mais importantes do seu deck.

E assim finalizo esta série de dicas do que considero o básico para quem está começando no draft. A partir daqui, a melhor dica que posso dar para você é que pratique bastante. Conforme adquire experiência, você conseguirá identificar com mais facilidade quais cartas são melhores que as outras, perceber quais poderes ou afiliações estão ficando mais livres durante um draft e também saber quando abrir mão da estabilidade do deck (quebrando algumas dessas dicas) para tentar algo mais arriscado.

Até a próxima e boas jogadas!

Leandro Ecker

técnico de informática, programador e playtester de Battle Scenes.

A Equipe Cecathi On-Line agradece a Copag e ao Leandro pela autorização da reprodução na integra do post realizado no site oficial do jogo (www.battlescenes.com.br), obviamente essa é a terceira parte da explicação sobre a modalidade draft, mas nossa equipe identificou uma forma de ajudar os nossos novos jogadores e de todo Brasil na montagem de seus decks.

É dessa forma saúdavel que o Battle Scenes deve crescer, tendo a colaboração de todos os envolvidos... Obrigado a todos e até a próxima!

#Cards #BSIV #Report #Regras

0 visualização

cecathionline.com