Análise Gringa: WandaVision Ep 08

A Marvel pode ter acabado de entregar o seriado mais traumático de todos os tempos. Essa não é uma frase que eu pensei que escreveria em uma crítica da WandaVision, mas aqui estamos nós, no penúltimo episódio desta excelente série que, apesar do aviso de Kevin Feige, é realmente mais estranho do que qualquer um poderia ter imaginado.


"Anteriormente em" nos leva de volta pelos movimentos da vida devastadora de Wanda, nos mostrando passo a passo como a pessoa mais poderosa da MCU acabou fazendo uma lavagem cerebral em uma vila inteira. Havia uma pequena chance, talvez alguns episódios atrás, de que Wanda se tornasse simplesmente outra "Mulher Instável e Poderosa", um tipo ficcional clássico que vê uma mulher se tornar má porque tem muito poder e não consegue controlar. No entanto, a showrunner Jac Schaeffer se certificou de que esse não fosse o caso de Wanda, explicitamente mergulhando fundo em cada momento específico que afetou Wanda. Luto por seus pais, Pietro e Visão, assim o poder não conduziu Wanda por esse caminho, mas a tragédia que ela viveu. E ver esses eventos se desenrolando não torna a observação fácil.

Agatha usa sua magia para transportá-los de volta no tempo e a primeira porta mágica os leva a um apartamento em Sokovia, onde uma jovem família aproveita ao máximo sua terrível situação. “Papa” traz uma seleção de sitcoms americanos e “Mama” olha pela janela para a cidade devastada pela guerra abaixo. Qualquer um que já viu Era de Ultron sabe o que vem a seguir. Uma explosão e os pais são mortos, deixando Wanda e Pietro encarando um míssil das Indústrias Stark que deveria ter explodido, se não fosse pelas habilidades inatas de Wanda.

Aquela cena adiciona muita profundidade ao personagem de Wanda, seu ódio por Stark se tornou mais agudo e a razão para o enquadramento de WandaVision como uma sitcom se tornou ainda mais devastadora. Essa é a beleza de todo o show: dar espaço para um Vingador marginalizado se desenvolver verdadeiramente como um personagem tridimensional real.


A segunda porta leva a uma instalação de teste de Hydra, onde os poderes de Wanda são aumentados pela Pedra do Infinito. É talvez o flashback impactante, para impulsionar a trama, mostrando as visões de Wanda da Bruxa Escarlate. A terceira cena, que mostra Wanda e Visão assistindo “Malcolm e o Meio” nas instalações dos Vingadores, é um momento menor e mais íntimo, mas é um dos meus favoritos de toda a temporada: assistir seu amor florescer e ao mesmo tempo conhecer a jornada horrenda que eles acabarão continuar é profundamente agridoce.

Em seguida, Wanda invade as instalações da S.W.O.R.D. e, para alguma surpresa, não rouba o corpo de Visão como indicado anteriormente. Em vez disso, ela cria este novo Visão com seus surpreendentes poderes, depois de receber uma carta, aparentemente de Visão, sobre um lote de terra que eles possuem em Westview. Mas segure essas lágrimas, ainda... Provavelmente, há mais neste momento do que aparenta. Afinal, não vimos quem realmente deu aquela carta para Wanda. Poderia outro manipulador estar fazendo sua mágica?


Aconteça o que acontecer no final da próxima semana, que parece cada vez mais que vai deixar mais perguntas sem respostas do que respondidas, não há como negar que Elizabeth Olsen tem sido impressionante ao longo da série, e "Anteriormente em" destaca sua habilidade de atuação, com Olsen demonstrando perfeitamente Wanda ao longo das décadas e ancorando o episódio do salto no tempo. Já se falava em uma campanha publicitária do Emmy e esse episódio fecha o negócio. Kathryn Hahn também brilha como Agatha, embora a abertura do julgamento das Bruxas de Salem seja um pouco plana, a magia não tem o mesmo visual magnífico em uma tela de laptop em comparação com o cinema (um problema que pode afetar o futuro Falcão e Soldado Invernal muito mais do que WandaVision).

A grande questão, então, é para onde vai a WandaVision agora? Wanda reviveu seu trauma, o que deve ajudá-la a aceitar sua perda. No entanto, a aparência do Visão (agora branco) na cena pós-crédito indica-o como arma, que poderia abrir essas feridas novamente. Estou esperando uma enorme Wanda, Visão, Agnes e agora-poderosa-e-ainda-Mônica para acontecer (oh, e Mercúrio vai de alguma forma ter alguma importância também). Paul Bettany disse anteriormente que os episódios finais apresentarão cenas de ação semelhantes a filmes da Marvel, e isso é certamente o que este episódio promete. E se houver outro vilão nos bastidores, alguém trabalhando com a Agnes faminta por poder, então eu espero que ele(s) seja(m) o vilão do Doutor Estranho no Multiverso da Loucura, já que o chefe da Marvel Kevin Feige afirmou que a série e o filme serão fortemente vinculados. Resta ver se isso é uma coisa boa. Por hora, podemos apenas saborear o quão excelente WandaVision tem sido até agora.


Tradução: Equipe Cecathi On-Line

Origem: Gamesradar.com

Posts recentes

Ver tudo