RELAÇÕES NO AMBIENTE DE TRABALHO


O local de trabalho tradicional é onde passamos a maior parte do nosso dia , mais de ⅓ e claro, não poderia ser diferente, você vai se relacionar com pessoas e que tipo de relação? Todo tipo.

A relação hierárquica ( Gestores X Colaboradores) essa é motivo de grande polêmica e uma barreira tênue entre sucesso e fracasso no desempenho profissional.

É cada vez mais comum na empresa,

abrir linhas diretas de abusos de autoridades da gestão para com os colaboradores.

Há muitos casos de afastamento das atividades de trabalho, causada por ambientes tóxicos. Colaboradores se afastando até com quadros depressivos. Por isso é muito importante a empresa e sua gestão, preocuparem-se com treinamento adequado para a gestão de pessoas, missão nada fácil em tempos atuais. Os gestores têm missão complicada entre não ser um tirano e amigão demais para não perder a "mão" de sua equipe.

Relação de amizade, tem quem diga que não está no ambiente de trabalho para fazer amigos, detalhe, é inevitável…

Relação amorosa no trabalho, uma pesquisa realizada pela empresa Vagas.com mostra que 12, 5% dos entrevistados, tiveram ou têm uma relação com colega de trabalho. E agora?

Convivendo em mesmo ambiente, compartilhando a mesma dor, as pessoas tendem a ficar mais unidas, criando não só laços de amizade e possivelmente uma relação amorosa. Isso não é regra, ok?

Não se pode esquecer do outro percentual das pessoas que não se relaciona com colegas de trabalho segundo a regra do : "Onde se ganha o pão não se come a carne"

Vida pessoal e profissional

Na pesquisa foi questionado à parcela dos que não tiveram um relacionamento no ambiente de trabalho (87,5%) o porquê dessa opção. A maioria (54,9%) informou que não quer misturar vida pessoal e profissional. Em 27,7% das respostas, por estar comprometido. Por não ter a oportunidade/ não se interessar por alguém, 22,9%. É contra a política da empresa, 5,8%. Medo de represália, 0,6%. A pessoa pela qual se interessou era o chefe, 0,3%, e a pessoa pela qual se interessou era o subordinado, 0,2%.

“A pesquisa desvenda o comportamento do trabalhador e sua relação com o trabalho. Revela que poucas pessoas têm algum tipo de relacionamento, mas quando o faz, acaba se envolvendo novamente. Também aborda e mostra onde acontecem esses encontros, a relação hierárquica e como as empresas lidam com isso. Procuramos levar o tema à tona para fortalecer e ampliar esse debate junto às empresas e à sociedade”.


Polêmica : As empresas podem proibir??

Se não houver nada que prejudique, favoreça ou tenha algum interesse, gere constrangimento, não pode proibir.

Em 2009 o Walmart foi condenado a pagar 30 mil Reais a um colaborador por esse motivo. Para o TST houve "invasão da intimidade e do patrimônio moral de cada empregado e da liberdade de cada pessoa".

Ninguém deve ser proibido de se relacionar afetivamente, havendo o bom senso, não prejudicando a produtividade, nem misturando as situações pessoais com profissionais, não há problema, mas exige disciplina e maturidade para separar as coisas.

8 visualizações

cecathionline.com