Review: WandaVision Ep 6

E chegamos a mais um excelente episódio de WandaVision!


Neste episódio tivemos vários indícios do vilão principal da série, indícios esses que podem ter sido plantados justamente para que nós, leitores de quadrinhos, sejamos encaminhados a caminhos muito errados, para tornar o final da série ainda mais surpreendente.... Ou não?


E essa é a graça deste seriado, ela nos permite passar 1 semana discutindo hipóteses sobre quem é o vilão, analisando diálogos, visuais, comerciais e tudo mais que essa incrível série nos "alimenta". Falando nisso, vamos começar com o pé na porta, falando do comercial do episódio.

Se no episódio 1 tivemos um trauma de infância, no 2 o trauma da aquisição dos poderes, no 3 uma tentátiva de esquecer os problemas anteriores, no 5 um trauma de um erro que custou vidas... Neste agora podemos interpretar como a realidade de momento da personagem, com duas vertentes:

1-) Um acordo, ou diremos "pacto", foi feito. Onde a Feiticeira Escarlate foi ajudada a atingir seu potêncial mágico, mas que existirá um custo alto em um futuro próximo.

2-) Os poderes de Wanda conseguem alimentar apenas aqueles próximos, os distantes ficam sem alimentação do poder, se tornando estátuas vivas.


A opção um nos traz a tona o que a grande maioria das pessoas estão analisando como o grande vilão da série, o capiroto da Marvel, Mefisto. E notem que até este review, não o havia mencionado em nenhum momento. Mas me tornei mais um a acreditar parcialmente nesta teoria. Temos vários diálogos onde diabo, capeta e inferno são inseridos de maneira que nos traga atenção. Apenas neste episódio, o Mércurio nos lembrou dele várias e várias vezes. Falarei mais sobre isso em breve.


Além dele, outro grande vilão Marvel me veio a lembrança: Pesadelo. Perdi as contas da quantidade de vezes que essa palavra foi utilizada durante o episódio.


Já a opção dois, temos o retrato do que foi descorbeto pelo Visão neste episódio. Ainda sobre o comercial, temos o detalhe do peixe morto na ilha e do caranguejo que sempre está por trás do menino, o observando. Mas vamos por partes, já que nem está parecendo um review que costumo fazer. Isso se chama... Empolgação!

Muito bem, o episódio novamente com uma abertura. Mas a letra dessa música não combina com a animação dos personagens, frases como "Não lute contra o caos" , "Não se pergunte o que você fez" ou "Sobreviva até o final", mostram muito o estado de espírito de Wanda. Logo em seguida, temos os gêmeos agindo como acontecia em um seriado americado, quebrando a quarta parede e falando diretamente conosco (Deadpool aprovou esse começo).


Desde que Pietro acorda, vemos como ele é o tio brincalhão e descolado, que se dá bem com as crianças. Isso inclusive é falado pelo casal de protagonistas. Wanda com sua cartomante de Sokóvia e Visão com seu lutador mexicano estão com versões caseiras de seus uniformes clássicos dos quadrinhos.

Nesse momento vemos que Wanda não tem mais poderes sobre o Visão, enquanto ela queria um Dia das Bruxas em família, o sintozóide da uma desculpa e segue outro caminho, com o "Tio P" ficando no lugar dele. Logo em seguida vemos Mercurio e Wicanno (Billy) com seus visuais clássicos também, enquanto Célere (Tommy) uma uma versão do uniforme do tio.


A Familia caminha pelas ruas de Westville e temos a primeira mudança. Crianças, dezenas de crianças correndo pelas ruas responde ao apelo de Visão no episódio anterior. Nesse instante, Pietro solta mais uma frase chamando os gêmeos de "meus demônios" e falando para eles causarem o inferno. É curioso ver quando os gêmeos estão em primeiro plano na câmera, com Pietro e Wanda caminhando ao fundo. O visual de Pietro, mesmo sendo o seu clássico, remete muito ao Mephisto dos quadrinhos, magro, esguio e com chifres.


Temos mais um personagem que sabe que está atuando, Herb. Ao encontrar Wanda, vemos o "Frankstein" mostrando o que os gêmeos aprontavam com seu tio. Quando é perguntado pelo Visão, que deu a desculpa de fazer parte da patrulha do bairro para seguir sua investigação, Herb fica visivelmente incomodado com a resposta de Wanda e pergunta se ela quer que ele mude o diálogo.


A episódio continua com Visão descobrindo que apenas as pessoas próximas de Wanda conseguiam agir corretamente. Quanto mais distante dela, mais bugs as pessoas apresentavam, chegando ao ponto de virarem estátuas vivas. Nos limites da cidade, Visão encontra o carro de Agnes, vestida de Bruxa.

Nesse momento, a série praticamente nos confirma que ela é na verdade Agatha Harkness, a bruxa anciã dos quadrinhos, mestre da Feiticeira Escarlate. Visão fica curioso e desbloqueia a mente dela. Nesse momento, ela pergunta se ele está lá para ajudar junto com os Vingadores. O sintozóide reforça o que ele mesmo disse no episódio anterior, mostrando que não lembra de nada antes de Westville. Agnes também afirma que ele está morto, para logo em seguida soltar uma risada classica de bruxa.


O Visão, e alguns de nosso grupo de WhatsApp, achou que se tratava de uma risada de desespero. Mas aqueles que acham que ela é realmente Agatha Harkness, a risada soou mais irônica, mostrando que, ou ela está envolvida no que aconteceu, ou ela está lá para tentar ajudar de algum jeito. Que foi exatamente o que ela deu a entender no episódio onde os gêmeos nasceram, onde ela não deixa Herb contar a verdade para o Visão.

Do lado de fora, vemos o Diretor Hayward atuando como o clássico líder do exército americano. Vimos isso em vários filmes dentro e fora do MCU, e se ele for apenas isso, ficarei frustado. Acredito realmente que ele quer algo mais, o fato dele conseguir rastrear todos dentro do Rex, saber onde exatamente está o Visão, além dele não fazer nada, quando temos a cena angustiante do Visão saindo da bolha, e sendo sugado de volta, despaçado enquanto pedindo ajuda.

Tivemos a confirmação de que o DNA de Monica Rambeau realmente foi modificado e a S.W.O.R.D. sabia disso. Só vem Fóton / Espectro.


Ainda do lado de fora, temos Monica e Woo indo encontrar o tão falado "meu cara", que em inglês não tem gênero, ou seja, o/a engenheiro(a) espacial (Shuri? Reed ou Sue Richards? Adam Breasher? Ah... O mistério sufocante!! rss), enquanto Darci fica para trás desbloqueando os arquivos da S.W.O.R.D. até achar um com o codinome Catarata. Que se formos pensar, é uma falha que pode ocorrer em nossa visão. Ou ser ainda o algo que está sendo ocultado de nós.

Dentro do Rex, temos Celere despertando seu poder e correndo pela cidade enquanto Wanda e Pietro tem uma conversa bem expositiva. Nela descobrimos que Wanda estava fazendo as crianças da cidade dormir para que não sofressem traumas, foi confirmado que esse Mercurio aparentemente é o do MCU ou algum que tenha tido o mesmo destino dele já que a memória dele de Halloween não é igual a da Wanda (detalhe para o peixe entregue pela idosa, com sons de guerra ao fundo).

Durante essa conversa, Wanda se desconcentra novamente e vemos o Mercúrio morto, com os mesmos ferimentos sofridos em Era de Ultron (como vimos no começo do episódio). Mas se antes pensávamos que o Visão era apenas o corpo dele reanimado, o que podemos pensar sobre o Pietro? O corpo original do Pietro do MCU já se decompos devido ao tempo que passou desde a sua morte. Esse é outro Pietro morto rescentemente? Acredito que não, as visões são apenas o cérebro de Wanda tentando ligá-la a realidade, onde seu Marido e Irmão estão mortos.

Nesse instante, Billy finalmente desperta seus poderes de Wiccano e percebe que seu pai está em perigo. Os gêmeos avisam sua mãe que imediatamente pede para que Billy se concentre para acha-lo. Enquanto isso, Pietro solta uma piada ("não é como se seu marido morto morresse pela segunda vez") e Wanda o acerta em cheio.


Sem tempo, Wanda deixa de alimentar (o comercial, lembram?) os habitantes de Westville, paralisando-os, para poder concentrar seu poder em expandir o Rex, consumindo tudo que estava a sua volta. Assim, Visão reaparece reconstituido (mas desacordado), o acampamento da S.W.O.R.D. é engolido, virando um circo cheio de palhaços (provavelmente o que Wanda acreditava que eles eram) e nossa querida Darcy, que estava algemada a um veículo, também é absorvido, mas ela, ao contrário dos outros agentes, não nos é mostrado o que aconteceu. Ao final do episódio, é dado um close nos olhos de Wanda, logo depois que a sua energia some, eles ficam como se tivessem chamas dentro.

Este episódio nos mostrou muitos fatos novos, mas na verdade, nos explicou quase nada além do que já sabiamos. Na verdade, ele deu apenas muito trabalho ao Thiago, que é quem está fazendo a história dos personagens que aparecem no seriado e em meus reviews, já que apenas neste, falei de Mefisto, Pesadelo, Agatha Harkness, Shuri, Reed e Sue Richards, Adam (Marvel Azul), Celere e Wiccano. rssss


Mas sejamos francos, por enquanto todos eles são hipoteses (passei um pano, hein Thiago??), mas não é isso que é o divertido em WandaVision???


Abraços a todos!

Posts recentes

Ver tudo