Please reload

Posts Recentes

Formatos: Torneio de Duplas

February 7, 2018

Welcome True Believers!!!

 

Agora é a vez de um dos formatos mais divertidos de se jogar entre amigos, o Torneio de Duplas!!!

 

Já realizamos um campeonato neste formato e invariavelmente, após os torneios regulares da loja, sempre sobram 4 players perdidos para disputarem uma "partidinha", que geralmente dura por volta de 70 a 90 minutos.

 

É um dos formatos mais divertidos que tem e, caso você consiga combinar decks, um dos mais fáceis de combar. Sua dupla pode te salvar ou te afundar miseravelmente.

 

Mas muitos  ainda nos perguntam: Como se joga BS de Duplas???

É molezinha... Dá uma olhada:

 

REGRAS:

Disposição:
As duplas se sentam alternadamente na mesa;

 

Começo de Jogo:
Joga-se o dado e a dupla vencedora escolhe quem da dupla será o primeiro e qual o sentido será seguido, ou qual dos adversários será o seguinte;

 

Contagem Regressiva:

Contagem Regressiva é individual e não da dupla: Se um de seus oponentes abaixou um personagem antes que você, mesmo que seu parceiro já tenha baixado um personagem, você entra em contagem.

Para evitar queima de decks na Contagem Regressiva, afinal o quarto da rodada teria que baixar Cards com base nas mesas de 2 oponentes, fizemos um contagem simples: Personagens em cena da dupla adversária somados + prêmios dos adversários somados e divididos por 2 (arredondado pra cima) + o Card da vez.

 

Dificil de entender? Vamos ao exemplo:
Se o primeiro jogador da dupla adversária baixou 4 personagens e o segundo baixou 2...
Você tem que tombar 3 cards (4 + 2 = 6 / 2 = 3 )...
Se seu parceiro perdeu 1 personagem e você tem 2 personagens abatidos...
Você tomba 2 cards (1 + 2 = 3 / 2 = 1,5... Arredondando pra cima = 2)...

 

Nesse cenário, você descarta em seus recursos 6 cards (3 pelos personagens adversários em cena + 2 pelos prêmios + 1 da vez)

 

Por que vocês simplesmente não somam tudo? 
Decks seriam queimados já que na situação apontada a cima, seriam 10 cards


Por que a contagem, se meu parceiro tem personagem em cena?
Existiam decks onde a tática  / necessidade de ter recursos é maior. Então, quando sua mão sai com o que você precisa, alguns jogadores deixam de baixar na primeira rodada para descer com impeto tudo de uma vez... Se seu parceiro baixou um personagem, essa tática seria perdida.

 

Capacitação:

É individual, ou seja, não adianta você descartar cards, usar seu liderar ou efeito de seu suporte para tentar capacitar os personagens de sua dupla. A exceção a essa regra são cards de habilidade que capacitam, seja por meio de ação, ou por vir da mão. Ficando simples: não se pode capacitar sua dupla durante sua fase de preparação.

 

Suportes e Cenários:

São da dupla (a menos que o card aponte o proprietário como dono do benefício).

Ex. de Suportes: Chamariz Holográfico (dupla) e Esconderijo Secreto (apenas seus personagens)

Ex. de Cenários: Batalha nos Céus (dupla) e Bater em Retirada (apenas seus personagens)
Consideração: No Lugar Errado / Imposição Estratégica a dupla escolhe apenas uma afiliação por turno. 

 

Limitações:

Quando um dos jogadores coloca um suporte em cena, seu parceiro não pode baixar o mesmo suporte. O mesmo vale para personagens, você não pode ter o mesmo personagem que seu parceiro. A regra só é quebrada caso a carta permita. (Pelotão, Metamorfo, etc..)

 

Defesas / Proteções:
Podem ser usadas por um componente da dupla possa salvar seu parceiro. União e Solidão Inabalável, Enfermeira Noturna, Elektra, Pantera Negra, Homem-Aranha "Jaqueta"... Podem ser colocados em cena para salvar seu parceiro!

 

Antecipação:
Cada personagem só pode antecipar em apenas um jogador da dupla adversária.
Ex.: Você controla Abutre e Dr. Octopus... Antecipando o primeiro da dupla adversária com o Abutre, quando o segundo da dupla adversária for para o Combate, apenas o Dr. Octopus pode antecipar, o Abutre mesmo capacitado não pode.

 

As antecipações só serão feitas no jogador que irá atacar.
Ex.: Jefferson passa da preparação / ajuste e declara combate, os oponentes não podem atacar o Will (dupla de Jefferson).

 

Combate:

É o "samba do criolo doido"!. O jogador pode atacar em qualquer um dos oponentes, danos que indicam dois alvos (Amigão da Vizinhança, Exploração Impactante, Sufocamente, Calor Estelar, Deadpool V4, etc...) podem ser dados em personagens controlados pela dupla.

Ex.: Eu vou usar a Exploração Impactante pangando 02 de custo de capacitação. Eu posso dar dano no Venom do Will e no Abutre do Jefferson. 

 

Escudos:

Só são restabelecidos quando o controlador voltar para sua fase de preparação.
Ex.: O Capitão Universo foi antecipado e teve se escudo reduzido a 1, durante o turno de ataque do primeiro oponente, o escudo foi zerado, no ataque do segundo oponente o escudo permanece zerado, tomando os golpes diretamente. Quando o controlador for fazer sua preparação, o escudo será restabelecido. 

 

Vitória:

O jogo acaba com 25 pontos ou com o fim do deck de um dos integrantes da dupla. Os pontos podem estar distribuidos de qualquer forma entre a dupla.

Ex.: 22 pontos perdidos pelo jogador "A" e  os 3 pontos restantes do jogador "B"

 

 Explicando pontos polêmicos, que podem ser modificados de acordo com o que achar correto:

 

- O escudo  do personagem não é restituído até a volta ao turno do controlador:  Os personagens ficam mais vulneráveis e morrem mais fácilmente, aumentando a agilidade do jogo.
* Caso prefira jogar com escudos sendo restituídos a todo turno, preparem-se para uma partida de 2 a 3h. Enquanto formulávamos as regras, ocorreu um jogo de 3h e meia, então preparem-se.

 

- O jogo acabar com 25 pontos: Foi escolhida essa pontuação por ser um número que dificilmente será "redondo" com os personagens, obrigando os adversários matarem algum personagem maior (a menos que tenha uma Enfermeira ou um Cho "panguando").
* Pode ser aumentado ou diminuído. Em caso de diminuir, cuidado pois uma antecipação combinada da dupla inimiga pode ser mortal logo no começo do jogo. Em caso de aumentar, o jogo vai se estender.


- Não capacitamos os personagens do parceiro sem ser por ações ou por cards vindos da mão fora da etapa de preparação: Isso geraria uma competição desleal, pois um personagem contido voltaria a ser um perigo na antecipação do oponente seguinte.

* Caso seja permitido, personagens controlados pelos oponentes podem voltar a ser uma ameaça direta sem que você possa fazer nada.  Teoricamente, é algo competitivo e inusitado, mas nós vimos como algo que torna a partida um pouco desleal. Mas se você quer jogar com a faca nos dentes... Essa é uma das opções a serem ajustadas.


- Cenários e suportes com efeito específico são apenas de seu controlador: para não ser tornar forte ou alongar o jogo.

* Caso permitam que cards específicos funcionem para ambos, se preparem para tomar um Decisão Extrema durante a preparação de um jogador sem Illuminatis em cena,  que acaba retirando um Amadeus "Bomba" Cho , ou ainda um Estranho V2 de seu parceiro preso em um suporte.  Um Bater em Retirada em um personagem quase morto que seria abatido antes do controlador voltar ao seu turno. É mais competitivo, mas alonga em hoooooooooooooras o jogo.

 

 

Dúvidas quanto as regras? Deixem nos comentários ou nos contactem em cecathi_e-shop@hotmail.com.

 

Abraços a todos!

Please reload

Please reload